top of page

Isolamento: veja como a imprensa tratou o tema ao longo da quarentena

Separamos para você as principais reportagens sobre o isolamento social: vertical ou horizontal? eficaz ou não?

 Guilherme Simmer

Desde que medidas de isolamento social foram decretadas em diversos países do mundo, como meio de frear o avanço do novo coronavírus (Covid-19), várias dúvidas começaram a permear a sociedade que se encontrou em meio às inúmeras incertezas presentes nesse momento de crise, sendo elas ligadas às questões de saúde ou econômicas. 

Durante esse período, estudos começaram a definir quais eram os principais meios de evitar o aumento de contágio da doença e o boa parte do mundo buscava diferentes alternativas para manter um número controlado de pacientes positivos para a Covid-19 e o número de mortos o mais baixo possível. 

No Brasil, essa incerteza sobre o isolamento social existe desde o princípio. Começa pelos embates do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com governadores e prefeitos que adotavam a medida, o avanço do número de mortos no Brasil e o início do relaxamento em regiões como o Distrito Federal. Essa discussão sobre o isolamento social ainda intriga muita gente. 

De fato, a população se preocupa com as questões econômicas e anseia por retornar logo à rotina de antes da quarentena. Mas no momento que a América do Sul passou a ser o epicentro mundial da doença e o Brasil o país mais afetado da região, o isolamento se mostra ainda bastante necessário. 

Por meio das principais reportagens veiculadas nos últimos meses, mostramos quais são os tipos de isolamento, qual a diferença para o lockdown e os porquês dele continuar sendo a medida ideal para reduzir o impacto do novo coronavírus. 
 

Isolamento Social, o que é? 

Título: Os estudos que mostram o impacto positivo do isolamento social

Veículo: Nexo

Link:https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/04/21/Os-estudos-que-mostram-o-impacto-positivo-do-isolamento-social

"O isolamento social é defendido por especialistas e autoridades da saúde de todo o mundo como uma estratégia eficiente contra a propagação do novo coronavírus.É o que defendem, por exemplo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde brasileiro. Medidas como a quarentena, com fechamento de comércio e proibição de outras atividades, busca evitar que as pessoas se encontrem ou se aglomerem, ajudando no controle da pandemia"

Título: Entenda a diferença entre 'isolamento horizontal' e 'isolamento vertical'

Veículo: Folha de S.Paulo

Link:https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/03/isolamento-vertical-contra-coronavirus-depende-de-rastreamento-e-testes-amplos.shtml

 

"Isolamento horizontal: o que na verdade são medidas mais abrangentes de distanciamento social e restrição de circulação de pessoas. Tais medidas podem ir desde o distanciamento sugerido (ao mesmo tempo em que há fechamento de escolas, lojas, museus, estádios etc) até mesmo o lockdown, no qual o governo proíbe a movimentação das pessoas e chega a estabelecer multas e até prisão para quem sai de casa sem motivo justificado". (Trecho de reportagem da Folha de S.Paulo)

Título: Por que isolamento vertical defendido por Bolsonaro é visto com ceticismo?

Veículo: Portal Uol (Via Estadão Conteúdo)

Link:https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2020/03/30/por-que-isolamento-vertical-e-visto-com-ceticismo.htm

"A teoria do isolamento vertical veiculada pelo diretor do Centro de Pesquisa em Prevenção Yale-Griffin, David L. Katz, em artigo no jornal The New York Times. Katz menciona a estratégia de "imunidade de rebanho", que consistiria em expor a maior parte da população, jovens sobretudo, ao vírus. Ele cita os dados da Coreia do Sul, que indicam que 99% dos casos de coronavírus são leves e não ensejam tratamento médico específico. "As mortes estão principalmente agrupadas entre idosos, aqueles com doenças crônicas como diabete e doenças do coração, e os que estão em ambos os grupos", escreve Katz. (trecho de reportagem do portal UOL). 
 

Menos isolamento mais casos
 

Título: Estudo aponta que isolamento de Wuhan, na China, deveria ter sido maior

Veículo: Correio Braziliense

Link:https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2020/03/27/interna_mundo,840565/estudo-aponta-que-isolamento-de-wuhan-na-china-deveria-ter-sido-maio.shtml

 

"Um estudo publicado na revista The Lancet Public Health defende que a cidade, epicentro do coronavírus no país asiático, deveria estender até abril o fechamento de escolas e locais de trabalho. De acordo com os pesquisadores, isso pode evitar uma nova onda de casos em agosto. Restringir os deslocamentos até o mês que vem poderia atrasar o segundo pico da epidemia em dois meses, dando fôlego aos serviços de saúde, ainda sobrecarregados."(Trecho retirado de reportagem do Correio Braziliense)

Título: Preocupada com economia, Itália ignorou quarentena antes de se tornar epicentro do coronavírus na Europa

Veículo: O Globo

Link:https://oglobo.globo.com/mundo/preocupada-com-economia-italia-ignorou-quarentena-antes-de-se-tornar-epicentro-do-coronavirus-na-europa-1-24327729?versao=amp

 

"Há um mês, quando o país registrava 17 mortos, o governo italiano decidiu mudar a estratégia contra o novo coronavírus para proteger a economia. À época, o país contava com 650 infectados, a maioria nas regiões da Lombardia e Vêneto, motores econômicos da Itália, e o primeiro-ministro Giuseppe Conte contestou as normas locais de fechamento de escolas, o que, segundo ele, “contribui para gerar o caos” . (Trecho de reportagem do jornal O Globo). Hoje o número de infectados passou dos 2 mil. O prefeito de Milão, Giuseppe Sala - um dos apoiadores da campanha contra o isolamento - inclusive, veio à público pedir desculpas por não defender que a população aderisse ao isolamento horizontal.
 

Lockdown, o que é? 

 

Título: Entenda a diferença entre isolamento social e lockdown

Veículo: CNN Brasil

Link:https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2020/05/01/entenda-a-diferenca-entre-isolamento-social-e-lockdown

 

"Após decisão da Justiça do Maranhão na última quinta-feira (30), quatro municípios da região metropolitana de São Luís, inclusive a capital, entrarão em estado de lockdown, ou confinamento, pelo prazo de 10 dias, a partir do dia 5 de maio.Essa é a primeira decisão do gênero no Brasil enquanto o número de contágios e mortes não param de aumentar no país e o sistema de saúde começa a ser pressionado. Na Europa, onde ocorreu o segundo epicentro da epidemia da COVID-19 depois da China, países como Itália, Inglaterra, Espanha e França já haviam tomado medidas parecidas durante o mês de março".
 

Título: Coronavírus: o que é lockdown, que começa a ser adotado no país

Veículo: Veja

Link:https://veja.abril.com.br/saude/coronavirus-o-que-e-o-lockdown-que-comeca-a-ser-adotado-no-pais/

 

"Mais de um mês após o início das primeiras medidas de isolamento social no país, outra forma de contenção da circulação de pessoas começa a ser estudada e adotada pelos estados brasileiros, o chamado lockdown. A primeira região a anunciar o regime mais fechado de quarentena para conter o avanço do novo coronavírus foi o entorno da Grande São Luís, no Maranhão, onde houve bloqueio de fronteiras nesta terça-feira, 5."
 

Quando flexibilizar ?

 

Título: Coronavírus: 6 medidas antes de flexibilizar o isolamento social

Veículo:  Abril

Link: https://saude.abril.com.br/medicina/coronavirus-medidas-flexibilizar-isolamento-social/

 

"Uma revisão de 29 estudos do Instituto Cochrane mostra que a quarentena e medidas de isolamento social reduzem de 31 a 63% o número de mortes por coronavírus (Sars-CoV-2). Se a eficácia dessas estratégias é inegável, restam dúvidas sobre qual o momento ideal de flexibilizá-las. Daí porque a Organização Mundial da Saúde (OMS) listou seis critérios que devem ser preenchidos antes de começar a afrouxar paulatinamente o controle de movimentação da população."

Título: Até quando será necessário adotar o isolamento social?

Veículo: Nexo

Link:https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/04/01/At%C3%A9-quando-ser%C3%A1-necess%C3%A1rio-adotar-o-isolamento-social

 

"Dentro da comunidade científica, não há consenso sobre quando será o fim do distanciamento social. Estudo mostra os efeitos da medida em diversos cenários e pesquisadores fazem projeções"

bottom of page