top of page

Diário da Pandemia

O vírus da covid-19 que teve início no final de 2019 já contaminou mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo

Patrícia Santos 

A doença causada pela Covid-19 se encontra presente neste momento, 27 de maio, em 229 territórios no mundo e já causou a morte de mais de 349.894 pessoas. Desde do seu surgimento já se passaram quase 5 meses, mas como tudo isso começou? Como chegamos até esses números? Para obtermos essas respostas vamos voltar no tempo e acompanhar a evolução de um vírus que um dia foi tratado como uma epidemia e atualmente está classificado como uma pandemia mundial.

 

1 de dezembro de 2019, Wuhan, província de Hubei, a República Popular da China, a doença foi identificada pela primeira vez. Entretanto, seu primeiro caso só foi relatado em 31 de dezembro do mesmo ano. 

A suspeita era de que o vírus tenha origem zoonótica, já que os primeiros casos confirmados estavam ligados principalmentes ao Mercado Atacadista de Frutos do Mar de Huanan.

 

Em 1 de janeiro de 2020, o Mercado foi fechado e as pessoas com os sintomas foram isoladas. Mais de 700 pessoas, incluindo mais de 400 profissionais da saúde, foram monitorados. Com o desenvolvimento de um teste de PCR de diagnóstico específico para detectar a infecção, a presença de COVID-19 foi então confirmada em 41 pessoas em Wuhan.

 

Porém, um estudo de um grupo de cientistas chineses publicado em janeiro na revista “The Lancet” revela que o primeiro paciente com Covid-19 não tinha nenhuma ligação com o mercado de animais de Wuhan, tampouco 13 dos primeiros 41 pacientes. 

A origem do vírus ainda é uma pergunta sem respostas.

 

Em 9 de janeiro de 2020, ocorreu a primeira morte decorrente da epidemia. 

 

Em 20 de janeiro de 2020, a Comissão Nacional de Saúde da China confirmou que o novo coronavírus pode ser transmitido entre seres humanos. Naquele momento, vários profissionais da saúde estavam sendo infectados. No mesmo dia, a China registrou um aumento nos casos com quase 140 novos pacientes, incluindo duas pessoas em Pequim e uma em Shenzhen. A Coreia do Sul registra seus primeiros casos da doença.

 

Em 21 de janeiro de 2020, foram confirmados casos do novo coronavírus nos Estados Unidos e em Taiwan.

 

No dia 22 de janeiro de 2020, um comitê de emergência organizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) discutiu se o incidente estabelecia uma Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional (PHEIC) sob os Regulamentos Internacionais de Saúde. Por falta de informações a decisão foi adiada. No mesmo dia, Hong Kong registra os primeiros casos da doença. 

 

No dia 23 de janeiro a OMS decidiu não declarar o surto uma PHEIC. No mesmo dia, Wuhan, onde foram registrados os primeiros casos, foi colocada em quarentena. E surge os primeiros casos em Cingapura.

 

Em 24 de janeiro de 2020, o primeiro caso do novo coronavírus foi confirmado na Europa, exatamente na França. Também foi confirmado casos no Vietnã. 

 

Em 25 de janeiro, Hong Kong anuncia estado de emergência e casos são confirmados no Canadá, Nepal, Malásia e Austrália.

 

Em 27 de janeiro, Sri Lanka e Camboja confirmam o primeiro caso. EUA, Espanha, Portugal e França iniciam missões de resgate para retirada de turistas na cidade de Wuhan.

 

Em 28 de janeiro, novos casos são confirmados no Japão, Taiwan e Alemanha.

 

Em 29 de janeiro, a Finlândia e os Emirados Árabes Unidos registram os primeiros casos. No mesmo dia, na China já tinha 132 mortos e 5.974 casos confirmados.

 

Em 30 de janeiro, a OMS declarou o surto como uma Emergência de Saúde Público de Âmbito Internacional (PHEIC). A declaração se tornou a sexta feita pela OMS, desde a pandemia de H1N1 em 2009. No mesmo dia, o governo norte-americano confirma a primeira transmissão direta do vírus, através de contato com primeiro infectado. Novos casos são confirmados na Índia, Filipinas e dois testam positivo na Itália. 

 

Em 31 de janeiro, a Rússia, Espanha Suécia e Reino Unido confirmam seus primeiros casos de coronavírus. A doença já se encontrava em 23 países.

 

Fevereiro

 

Em 2 de fevereiro de 2020, um homem chinês se torna a primeira vítima com coronavírus fora da China nas Filipinas. Já eram 300 mortes e 14 mil infectados no mundo.

 

Em 4 de fevereiro, dez passageiros do navio de cruzeiro Diamond Princess, ancorado na Baía de Yokohama, Japão, estão com coronavírus. Por possuir uma tripulação de 3.700 pessoas, o navio é colocado em quarentena. No mesmo dia, casos da doença são registrados na Bélgica. 

 

Em 6 de fevereiro, morre um norte-americano, se tornando a primeira vítima estrangeira do vírus.

 

Em 7 de fevereiro, morre o doutor de Wuhan que tentou avisar a população sobre o vírus, mas foi censurado pela polícia.  

 

Em 11 de fevereiro, o chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou o nome oficial da doença, que passaria a ser chamada de Covid-19, porque a palavra coronavírus refere-se ao grupo que o vírus pertence, e não à última cepa descoberta, sendo que o vírus em si foi designado por SARS-CoV-2. 

 

Em 12 de fevereiro, o caso de passageiros do navio de cruzeiro Diamond Princess sobe para 174.

 

Em 13 de fevereiro, os casos confirmados de coronavírus subiu de 44,7 mil para 59,8 mil. 

 

Em 14 de fevereiro, é confirmada a primeira morte na Europa, de um turista chinês que estava na França e havia testado positivo para o vírus. No mesmo dia, o Egito confirma o primeiro registro da doença, representando o primeiro caso na África.

 

Em 17 de fevereiro, Singapura confirma mais dois novos casos, totalizando 77 infectados pelo vírus. No mesmo dia o número dos passageiros do cruzeiro Diamond Princess infectados sobe para 454 entre os 1.723 que passaram por processo de verificação médica.

 

Em 19 de fevereiro, os passageiros do cruzeiro com resultados negativos são liberados para desembarque do navio, apesar das evidências apresentadas por pesquisadores de que a doença tem a possibilidade de ficar presente de forma silenciosa em certos organismos. No mesmo dia o Irã confirma 3 novos casos, após morte de dois idosos em decorrência do coronavírus.

 

Em 20 de fevereiro, a Índia limita a exportação de medicamentos para a China, devido ao aumento de casos confirmados. 

 

Em 21 de fevereiro, Israel confirma o seu primeiro caso após uma mulher retornar de cruzeiro. O Líbano também registra o primeiro caso da doença. No mesmo dia sobe para 4 casos confirmados na Itália, sendo dois chineses e dois italianos.

 

Em 22 de fevereiro, a Itália registra sua primeira morte, um homem com 78 anos de Veneto e também anuncia 16 novos casos, totalizando 20 infectados pelo vírus. No mesmo dia o Irã confirma mais dois óbitos, subindo para quatro no total.

 

Em 23 de fevereiro, a Itália surpreende a OMS ao anunciar 79 casos confirmados, encerrando o Carnaval de Veneza, para evitar o aumento de testes positivos na região. No mesmo dia, o Mercado de frutos em Wuhan é descartado como origem do coronavírus, após estudos realizados por cientistas chineses.

 

Em 24 de fevereiro, o cruzeiro Diamond Princess totaliza 691 casos confirmados e três mortes em decorrência do novo coronavírus. No mesmo dia, casos são confirmados no Afeganistão, Bahrein, Iraque, Kuwait e Omã. Itália se torna o país europeu com mais casos confirmados, com 150 casos em menos de três dias.

 

Em 25 de fevereiro, o primeiro caso é confirmado no Brasil em um homem de São Paulo que tinha visitado a Itália. No mesmo dia, Argélia, Croácia, Áustria e Suíça registraram seus primeiros casos da doença. Na Itália sobe para 322 o número de casos no país que já possui 11 mortes e apenas 1 paciente recuperado da doença.

 

Em 26 de fevereiro, uma pessoa da Califórnia é o primeiro paciente registrado com o vírus que não teve contato com outros infectados ou fez viagens internacionais. O cruzeiro Diamond Princess apresenta 705 positivos para a doença após realizar o teste em 4.061 pessoas. A Itália chega aos 400 casos e mais um óbito. A Geórgia, Grécia, Macedônia do Norte, Noruega, Paquistão e Romênia registram seus primeiros casos do covid-19. A Coreia do Sul anuncia novos 169 casos, totalizando 1.146 infectados e 11 vítimas fatais.

 

Em 27 de fevereiro, uma japonesa é diagnosticada com a doença pela segunda vez, após ter contraído o vírus no final de janeiro e se recuperado no começo de fevereiro. Novos casos são confirmados na Dinamarca, Estônia, Nigéria, Países Baixos e San Marino. Coréia do Sul chega a 1.592 casos confirmados e a ONU autoriza envio de medicamentos de prevenção para a Coreia do Norte, com o objetivo de evitar novos casos decorrentes da região Sul.

 

Em 28 de fevereiro, número de casos suspeitos no Brasil chega em 182, apesar de só possuir um paciente confirmado. Casos confirmados na Coréia do Sul chegam a 2.337. Número de vítimas fatais no Irã alcança 34 pessoas, registrando 388 casos confirmados. Novos casos são confirmados em Azerbaijão, Islândia, Lituânia, México, Mônaco, Nova Zelândia e Bielorrússia.

 

Em 29 de fevereiro, Itália ultrapassou mil casos confirmados, com 1.128 positivos e 29 vítimas fatais. Estados Unidos confirma a primeira morte em decorrência do vírus. Coréia do Sul aumenta para 3.150 casos confirmados. Novos casos da doença surgem em Equador, Irlanda, Luxemburgo e Catar. 42 países registraram casos da doença.

 

Março

 

Em 1° de março, foi confirmado casos da doença em Armênia, Guadalupe, República Tcheca, República Dominicana, São Bartolomeu e na Escócia. 

 

No dia 2 de março, a doença chegou a Andorra, Indonésia, Jordânia, Letônia, Marrocos, Portugal e no Senegal.

 

Em 3 de março, Argentina, Chile, Gibraltar, Liechtenstein e Ucrânia tiveram os primeiros casos confirmados. 

 

Em 4 de março, a doença chegou na Guiana Francesa, Ilhas Faroé, Hungria e Polônia. No mesmo dia o número de casos confirmados na China estava na faixa de 80 mil. E o Irã confirmava a 94° morte pelo vírus.

 

Em 5 de março, Eslovênia, Bósnia e Herzegovina, Palestina, África do Sul e Martinica da França confirmam os primeiros casos da doença. No mesmo dia, o Ministério da Saúde do Brasil confirma o 4° caso no país, um adolescente de 13 anos que testou positivo mas, não apresentava os sintomas da covid-19. No final do dia o Ministério da Saúde confirmou um total de 8 casos, confirmando também a primeira transmissão dentro do país. No mesmo dia a Coreia do Sul registrou 5.766 casos confirmados, com 35 óbitos. 

 

Em 6 de março, Butão, Vaticano, Sérvia, Togo, Camarões e Eslováquia registram seus primeiros casos. Na Coreia do Sul, os casos positivos aumentam para 6.593 registrando 44 mortes. No Irã, 124 pessoas morreram e o país registra 4.747 casos confirmados. No mesmo dia o Brasil confirma 13 casos de pessoas contaminadas. 

 

Em 7 de março, Maldivas, Colômbia, Peru, Malta, Paraguai, Costa Rica e Moldávia confirmam casos da doença. A Argentina registra sua primeira morte pela doença, um homem de 64 anos. Casos fatais no Irã atingem 145 infectados, com um registro de 5.823 casos confirmados. Nova York entra em estado de emergência devido ao vírus, com 76 casos confirmados nos EUA, sendo 11 apenas em Nova York. Coréia do Sul sobe número de casos confirmados para 6.767, sem novos relatos de vítimas fatais.

 

Em 8 de março, Bulgária e Bangladesh registram seus primeiros casos de coronavírus. . Casos na Coréia do Sul chegam a 7.134 e na Itália a 7.375. Brasil registra 19 casos confirmados. 

 

Em 9 de março,  Albânia, Chipre, Brunei, Burkina Faso e Guernsey do Reino Unido confirmam casos da doença. Brasil confirma 25 casos no país. Número de casos confirmados nos EUA chegam a 550, com 21 vítimas fatais. No mesmo dia governo Italiano anuncia que o país entraria em isolamento total. A Itália nesse momento registrava 7.375 casos confirmados com 366 mortes, sendo a região mais afetada do continente Europeu.

 

Em 10 de março, Mongólia, Chipre do Norte, Panamá, Jamaica, República Democrática do Congo, Jersey do Reino Unido e Turquia registram casos de covid-19. Brasil registra mais um caso confirmado, no Rio Grande do Sul.

 

Em 11 de março, a doença foi confirmada na Bolívia, Guiana, Honduras, Costa do Marfim, Polinésia Francesa e Reunião da França. Número de casos confirmados da doença em todo o mundo ultrapassa 118 mil e a Organização Mundial da Saúde declara o coronavírus como uma pandemia. No Brasil, o número de casos confirmados chega a 52 em oito estados (30 em São Paulo, 13 no Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Alagoas, Minas Gerais e Espírito Santo). 114 países registraram casos da doença.

 

Em 12 de março, Gabão, Gana, Guiana, Cuba, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago registram seus primeiros casos. A China anunciou o fim do pico do coronavírus no país, com apenas 8 novos casos, permitindo que a cidade de Wuhan, na província de Hubei, pudesse iniciar o retorno das atividades. No Brasil chega ao número de 84 pessoas infectadas pelo novo coronavírus em todo o país. 

 

Em 13 de março, Antígua e Barbuda, Aruba dos Países Baixos, Burkina Faso, Cazaquistão, Curação dos Países Baixos, Etiópia, Guatemala, Guiné, Ilhas Cayman do Reino Unido, Ilhas Virgens Americanas, Mauritânia, Mayotte da França, Kosovo, Porto Rico, Quênia, Santa Lúcia, Sudão, Suriname, Uruguai e Venezuela registraram os primeiros casos de covid-19. No mesmo dia, Irã registra 11.364 casos confirmados e 516 mortes, iniciando um processo de esvaziamento de ruas para prevenção contra o vírus.

 

No dia 14 de março, o vírus foi confirmado em Congo, Guiné Equatorial, Mauritânia, Namíbia, Ruanda, Seychelles e Suazilândia. Brasil registra agora 121 casos confirmados. No mesmo dia, Austrália proíbe realização de eventos públicos com mais de 500 pessoas após o país registrar 197 casos com 3 vítimas. Organização Mundial da Saúde declara a Europa como o epicentro do vírus.

 

No dia 15 de março, Bahamas, Guam dos Estados Unidos e Uzbequistão registram casos da doença. Brasil confirma 200 casos em todo o país. EUA têm 2.900 casos confirmados e 57 óbitos. No mesmo dia, Itália ultrapassa a marca de 24 mil casos confirmados e registra 1.809 vítimas fatais

 

No dia 16 de março, a Groenlândia da Dinamarca, Libéria, Benin, Libéria, Somália e Tanzânia registram os primeiros casos do vírus covid-19. Argentina, Peru e Colômbia restringe a entrada de turistas em seus respectivos países. Portugal fecha a fronteira com a Espanha, segundo país europeu com o maior número de casos registrados com 8.744 contaminados e 297 vítimas fatais. Irã registrou 853 mortes, com 14.991 casos confirmados. Brasil registra 234 infectados. 

 

No dia 17 de março, Barbados, Gâmbia, Montenegro e São Martinho registram os primeiros casos. Primeira vítima do coronavírus é registrada no Brasil, um homem do Estado de São Paulo, de 62 anos. No mesmo dia, o número de casos subiu para 291. Casos no Irã chegam a 16.169 com 988 vítimas fatais. Casos na Espanha ultrapassam 10 mil.

 

No dia 18 de março, Bermudas, Djibuti, El Salvador, Quirguistão, Maurício, Montserrat, Nova Caledônia, Nicarágua e Zâmbia registram os primeiros casos em seus países. Casos na Espanha ultrapassa 13 mil com 558 vítimas fatais. Irã, alcança a marca de 17.361 casos confirmados e 1.135 fatalidades. Brasil confirma mais três mortes decorrentes do coronavírus totalizando 4 e 428 casos confirmados. 

 

No dia 19 de março, Angola, Chade, Fiji, Haiti, Ilha de Man e Níger registram os primeiros casos confirmados. Brasil fecha fronteiras terrestre por 15 dias suspendendo a entrada de estrangeiros pelas fronteiras da Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru e Suriname. No Brasil já são 621 casos confirmados e 7 óbitos. Espanha registra mais de 17 mil infectados e 767 vítimas fatais.

 

No dia 20 de março, Cabo Verde, Timor-Leste, Madagascar, Papua Nova Guiné, Uganda e  Zimbábue confirmam os primeiros casos de covid-19. Brasil restringe entrada aérea no país de toda a União Europeia, China e Japão. Coréia do Sul registra 8.652 casos positivos e 94 falecimentos. Itália ultrapassa a China em número de vítimas fatais registrando 3.405 com 41.035 casos confirmados. Casos na Alemanha sobem de 2.958 para 13.957. Brasil registra a oitava vítima fatal.

 

No dia 21 de março, Eritreia e Transnístria confirmam os primeiros casos. Número de casos confirmados no Brasil chega a 1.178 com o vírus presente em todos os estados e no Distrito Federal. Mortes na Itália chega a 4.825 vítimas fatais. Wuhan, província da China volta a registrar novos casos, 41. 

 

Em 22 de março, Ilhas Åland, Dominica, Granada, Moçambique e Síria registram seus primeiros casos confirmados. Brasil chega a 1.604 testes positivos para o coronavírus no país e 25 vítimas fatais. Aumenta o número de vítimas fatais na Espanha, 1.772 com mais de 28 mil infectados. 

 

No dia 23 de março, Belize, Myanmar, Ilhas Turks e Caicos registram seus primeiros casos. Brasil confirma 1.891 casos confirmados e 34 óbitos.

 

No dia 24 de março, Laos e Líbia confirmam os primeiros casos. Organização Mundial da Saúde, anuncia que os EUA pode se tornar o novo epicentro do novo coronavírus. Casos nos país ultrapassam 42 mil. Brasil confirma 2.210 casos e 46 óbitos. 

 

No dia 25 de março, Ilhas Virgens Britânicas, Guiné-Bissau, Mali e São Cristóvão e Nevis registram os primeiros casos confirmados. Espanha se torna segundo país a ultrapassar óbitos registrados na China, com casos registrados em 3.434. Brasil registra 2.433 casos confirmados e 57 óbitos. 

 

No dia 26 de março, Anguila registra os primeiros casos no país. Brasil registra 2.915 casos confirmados e 77 óbitos. EUA ultrapassou Itália e China em casos confirmados, com 82.404 testes positivos para Covid-19. Itália segue sendo o país com o maior número de vítimas fatais, com 8.215 registros.

 

No dia 27 de março, não houve registro de primeiros novos casos. Brasil registra 3.417 casos confirmados e 92 óbitos.

 

No dia 28 de março, Ilhas Marianas do Norte registra os primeiros casos dentro do país. Óbitos por coronavírus na Itália ultrapassam 10 mil. África do Sul iniciou bloqueio de 21 dias aos seus 57 milhões de habitantes, após registrar 1 mil casos confirmados e 2 falecimentos.

Estados Unidos ultrapassam 100 mil casos confirmados. Brasil atualiza os casos confirmados chegando a 3.904 e 114 óbitos.

 

No dia 29 de março, não houve registro de primeiros novos casos. Brasil registra agora 4.256 casos com 136 óbitos. 

 

No dia 30 de março, Botsuana registra os primeiros casos. Brasil confirma 4.579 casos e alcança 159 óbitos. 

 

No dia 31 de março, Burundi, República Popular de Donetsk, República Popular de Luhansk, Serra Leoa, Sint Eustatius e Somalilândia registraram seus primeiros casos. Completam 3 meses desde o primeiro relato de coronavírus no mundo. Itália registra 11.591 óbitos. EUA chega a 164.785 casos confirmados. Brasil confirma 5.171 casos com 201 vítimas fatais. 

 

Abril

 

Em 1° de abril, não teve nenhum registro de primeiro caso. Brasil alcança mais de 6 mil contaminados chegando a 6.836 casos positivos com 241 óbitos. 

 

Em 2 de abril, Malawi registra os primeiros casos no país. Casos confirmados no Brasil chega a 7.910 e são registrados 299 óbitos.

 

Em 3 de abril, Ilhas Falkland registra os primeiros casos de covid-19. 

 

Em 4 de abril, Saara Ocidental registra os primeiros casos de covid-19. Casos confirmados no Brasil ultrapassa os 10 mil, chegando a 10.278 confirmados e 432 vítimas fatais. Espanha ultrapassa o número de casos na Itália. 

 

Em 5 de abril,  São Pedro e Miquelon e Sudão do Sul registram seus primeiros casos. 

 

E 6 de abril,  São Tomé e Príncipe registra os primeiros casos no país. Brasil registra agora 12.056 casos confirmados e 533 vítimas fatais. 

 

Em 7 de abril, Abkhazia e Artsakh registram os primeiros casos. China registra o 1° dia sem registro de mortes pela Covid-19 desde o início do surto em 11 de janeiro. Brasil registra 13.717 infectados e 667 óbitos.

 

Em 8 de abril, não houve registro de primeiros casos. Brasil alcança 15.927 casos confirmados e chega a 800 vítimas fatais.

 

Em 9 de abril, não houve novos registro de primeiros casos. EUA registrou 432.438 casos confirmados e 14.829 óbitos. Espanha chega a 152.446 casos confirmados e 15.238 óbitos. Itália confirma 139.422 testes positivos e 17.669 vítimas fatais. Os três representam os países mais impactados pelo vírus.

 

Em 10 de abril, Iémen registra seus primeiros casos. Brasil chega a 19.638 casos e 1.056 vítimas fatais.

 

Em 11 de abril, Saba registra os primeiros casos dentro do país. 

 

Do dia 12 até o dia 15 de abril, nenhum novo país registrou os primeiros casos. 

 

No dia 16 de abril,  Bonaire registra seus primeiros casos de coronavírus dentro do país. EUA ultrapassa os 30 mil óbitos. Ministro da Saúde do Brasil, Henrique Mandetta, é demitido. O país registra 30.425 casos positivos e 1.924 óbitos.

 

Do dia 17 até o dia 29 de abril, nenhum novo país registrou os primeiros casos. 

 

No dia 30 de abril,  Comores e Tajiquistão registram os primeiros casos de covid-19 dentro do país. Brasil chega a 85.380 casos confirmados, ultrapassando os casos totais da China e registra 5.901 vítimas fatais. 

 

Maio

 

Nos primeiros dias de maio nenhum país registrou primeiros casos.

 

Em 6 de maio, Ossétia do Sul registra os primeiros casos. EUA passam de 70 mil mortes pela Covid-19 e número de casos chega a 1,19 milhão. Brasil chega a 125.218 casos confirmados e óbitos chegam a 8.536. 

 

Do dia 6 até o dia 12 de maio, não houve novos registros de casos em novos países e territórios.

 

Em 13 de maio, Lesoto é o último país a registrar os primeiros casos. Brasil se torna o 7° país do mundo com mais casos confirmados de covid-19 chegando a 178,2 mil infectados e 12.461 óbitos. 

 

Em 27 de maio, o vírus já está em 229 países e territórios, totalizando 5.584.091 casos confirmados e 349.894 mortes em todo o mundo. Os 7 países com os maiores números de casos confirmados são: Estados Unidos (1.715.789), Brasil (392.360), Rússia (362.342), Reino Unido (265.227), Espanha (236.529), Itália (230.555) e Alemanha (181.288). 

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pandemia_de_COVID-19#Surto_inicial

http://blog.aaainovacao.com.br/linha-do-tempo-do-coronavirus/

https://en.wikipedia.org/wiki/COVID-19_pandemic_by_country_and_territory#Timeline_of_first_confirmed_cases_by_country_or_territory

https://en.wikipedia.org/wiki/Template:COVID-19_pandemic_data

https://www.google.com/search?q=coronavirus+no+mundo&oq=corona&aqs=chrome.0.69i59j69i57j69i59j0l2j69i60l3.2247j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8

bottom of page